Como criar um Logotipo Profissional

Nuno Guerra / Atualizado a

Nos dias que correm não basta fazer – é preciso fazer bem. A concorrência é grande e a exigência dos clientes é ainda maior. Nos últimos meses, tem sido cada vez mais comum vermos o aparecimento de plataformas de criação de logotipos de forma automática, robotizada e com resultados francamente maus. Não nos identificamos com tal coisa, achamos que o trabalho de criação de um logotipo deve ser minucioso e que cada logotipo deve ser único. Na Indústria Criativa valorizamos e destacamos o trabalho de Designers profissionais, que aplicam processos meticulosos para a criação de logotipos únicos e incríveis.

O logotipo de uma marca ou empresa é, na grande maioria das vezes, a primeira coisa que um potencial cliente vê. É através do logotipo que são passados, desde o primeiro contacto, alguns dos valores da marca ou empresa. É por isso, e não só, que é tão importante ter um logotipo profissional que passe a credibilidade e confiança antes mesmo do cliente conhecer a empresa.

Não temos dúvidas em afirmar que a melhor forma para criar um logotipo e uma imagem profissional é escolher um bom Designer para o desenvolver e, nesse ponto, nós damos uma ajuda – disponibilizamos online uma lista dos Melhores Designers de Logotipos que terão certamente a disponibilidade, o talento e a sabedoria para criar logotipos e marcas incríveis.

Preços

A velha expressão popular – o barato sai caro – tem um fundo de verdade. Bons designers não trabalham por meia dúzia de tostões, da mesma forma que boas ideias não aparecem num estalar de dedos. Por isso sim, se procuras um trabalho de qualidade, não aceites trabalhar com Designers que cobram 50€ por um logotipo. Muito provavelmente irás receber um trabalho que não é único, de qualidade dúvidosa e mais tarde vais querer ter um logotipo profissional.

Mas então qual é o preço justo a pagar por um logotipo? Sejamos sinceros: os preços variam bastante em todos os setores de atividade, não só no Design, mas há limites. Desenvolver um bom logotipo ou marca dá trabalho. É preciso fazer pesquisa, é preciso fazer testes de cor, é preciso estudar a tipografia, é preciso pensar em conceitos criativos que passem a mensagem e os valores pretendidos e, por fim, pôr tudo em prática, executando todas as tarefas com sabedoria.

Na nossa opinião, um trabalho de criação de logotipos nunca deverá ser menos de 400€ e, se o objetivo for criar o logotipo e estacionário ou peças de comunicação, o valor sobe e deve ser analisado caso a caso. De realçar que 400€ é um valor mínimo meramente indicativo. Há Designers com portfolios incríveis que poderão e deverão cobrar o dobro ou triplo. Cada profissional é livre de estabelecer o seu preço, sempre de acordo com as suas competências e o seu portfolio.

A importância das cores

As cores também comunicam. O preto remete para algo formal, exclusivo, misterioso, já o verde é uma cor que está muito associada à sustentabilidade, ao crescimento, à harmonia e sucesso. A palette de cores em baixo poderá dar-te uma visão interessante sobre quais as cores a escolheres para a tua marca.

  • cores para logotipos - cinza

    Branco / Cinzento
    Pureza, equilíbrio, transparência, futuro, tecnologia e sofisticação.

  • cores para logotipos - preto

    Cinzento / Preto
    Formalidade, mistério, exclusividade e luxo.

  • cores para logotipos - vermelho

    Vermelho
    Energia, calor, ação, paixão e amor.

  • cores para logotipos - laranja

    Laranja
    Criatividade, aventura e alegria.

  • cores para logotipos - amarelo

    Amarelo
    Energia, diversão, juventude e intelectualidade.

  • cores para logotipos - verde

    Verde
    Crescimento, sustentabilidade, harmonia e sucesso.

  • cores para logotipos - aqua

    Aqua
    Empatia, compaixão, clareza e transparência.

  • cores para logotipos - azul

    Azul
    Conhecimento, confiança, calma e honestidade.

  • cores para logotipos - indigo

    Indigo
    Espiritualidade, calma e honestidade.

  • cores para logotipos - roxo

    Roxo
    Imaginação, espiritualidade, realeza, requinte e luxo.

  • cores para logotipos - rosa

    Rosa
    Intimidade, amor, calma e feminino.

Procura inspiração, encontra referências

Quando estamos num processo de definição e posicionamento de marca é importante termos uma ideia clara dos valores que pretendemos que a marca transmita, porém, por vezes não é fácil explicar isso num briefing, pelo que procurar referências é algo de extrema utilidade e que ajuda o Designer a perceber melhor o brief e a apresentar propostas certeiras que vais adorar.

A nossa secção de projetos em destaque de branding é um bom ponto de partida para encontrares inspiração e referências úteis que te vão ajudar a pensar e a idealizar a tua nova marca.

Fica a conhecer os Designers Gráficos Portugueses a seguir na Indústria Criativa.