Indústria Criativa 2.0 – A chegar…

Nuno Guerra / Atualizado a

Acabou a espera. Levou mais tempo do que o planeado, mas conseguimos. Sem apoios, fundos, empréstimos, financiamentos ou patrocínios, a nova Indústria Criativa é a mais avançada plataforma para criativos em Portugal.

Começámos esta aventura, de reunir num único sítio os melhores criativos de Portugal, no início de 2016 e desde cedo percebemos que estávamos a criar um produto verdadeiramente valioso. Atualmente somos mais de 20.000 criativos. Sem termos feito qualquer investimento em publicidade, achamos que alcançámos resultados muito interessantes, mas queremos mais. Viemos para ficar, para ser os melhores dos melhores, os Lobos. Por isso, repensámos e definimos toda uma estratégia para fazer desta plataforma uma referência no mercado. Primeiro Portugal, depois o mundo.

Obrigado a todos os que nos enviaram sugestões, reportaram bugs, etc. Tudo isso permitiu-nos produzir uma nova versão mais estável, mais rápida e mais fácil de usar. Não parem, estamos sempre prontos para vos ouvir e tornar a IC numa plataforma ainda melhor.

Atualmente disponibilizamos uma versão privada somente para criativos convidados. Queremos testar tudo ao pormenor. Ainda não temos uma data para o grande lançamento, mas irás decerto conhecer a IC 2.0 nas próximas semanas.

O que há de novo na Indústria Criativa 2.0?

Resumidamente, o mais importante:

1 – Desenhámos e escrevemos tudo, novamente do zero. Melhorámos a user experience de toda a plataforma e afinámos cada pixel para que tudo esteja no ponto. Aliás, o novo design minimalista é, para nós, um orgulho especial.

2 – Área Freelance – A partir de agora, particulares, pequenas ou médias empresas, podem deixar os seus briefings na plataforma e receber propostas/orçamentos dos melhores criativos freelancers.

3 – Equipas – Agora existe uma secção só para Equipas. Podes criar o perfil da tua equipa e candidatar-te a projetos freelance como equipa.

4 – Seguir e ser seguido – Podes seguir criativos ou equipas e ter um feed com os melhores trabalhos.

5 – A visualização dos projetos foi melhorada e a experiência de apreciar projetos ficou mais fácil e imersiva com o novo pop-up.

6 – Receber bons comentários é sempre benéfico e ajuda-nos a evoluir enquanto criativos, pelo que agora podes definir se queres ou não receber comentários nos teus projetos.

7 – Acabaram-se os projetos duplicados e agora podes criar projetos com vários autores.

8 – Melhorámos o nosso editor de projetos e, por isso, agora está mais robusto, flexível e rápido.

9 – Competências – Podes definir quais as competências que usaste no desenvolvimento de cada projeto.

10 – Mensagens – O nosso sistema de mensagens foi redesenhado e melhorado e estamos a trabalhar numa App mobile para que possas responder em breve a colegas ou potenciais clientes, diretamente através do teu smartphone.

11 – Emprego – Conscientes de que a área de emprego é das mais importantes, simplificámos a forma como as empresas e criativos interagem durante o processo de recrutamento.

12 – Perfil PRO – Esta é uma subscrição que te dá “superpoderes”, que te põe a “uivar” e te destaca, por um valor simbólico.

O que será feito antes do lançamento?

1 – Em conjunto com alguns criativos convidados, estamos a testar exaustivamente toda a plataforma para nos certificarmos que tudo funciona corretamente.

2 – Antes do lançamento, o nosso site ficará temporariamente indisponível pois vamos precisar de algumas horas para migrar todos os dados para a nova estrutura. Sabemos que poderá causar algum incómodo, mas vai valer a pena.

Tudo de bom e até breve.

A equipa da Indústria Criativa, Pedro e Nuno.